segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Debate


Legalização do aborto
Poderia falar da legalização do aborto, falar sobre meu ponto de vista, desprezar aqueles que o apóiam ou apoiá-los, dizer muitas coisas, mas prefiro que você me diga isso, prefiro que você fale sobre a legalização do aborto, fale sobre seu ponto de vista, que aprove ou desaprove o aborto. Como? No final da postagem você poderá fazer isto.
Antes vou ressaltar alguns pontos, propor minhas idéias e esclarecer alguma duvida.
Os argumentos
O primeiro é a favor da legalização do aborto; o segundo é contra.
Primeiro temos o argumento de que continuarão a ser realizados abortos, quer o aborto seja descriminalizado ou não, pelo que mais vale descriminalizar e, deste modo, fornecer melhores condições às mulheres que desejem abortar.
Resposta (2º):
Roubar é crime, mas há roubos na mesma. Por isso, o melhor é descriminalizar o roubo e, deste modo, fornecer melhores condições aos pobres ladrões, para que não rasguem as calças no arame farpado nem incorram no risco de tropeçar e partir uma perna quando fogem da polícia.
Ao usar o argumento de que "as pessoas fá-lo-iam na mesma" para tentar justificar a legalização do aborto, os defensores da legalização estão, pura e simplesmente, a fugir à questão.
O argumento feminista
O argumento feminista de que o corpo é das mulheres, pelo que as mulheres é que sabem o que hão de fazer com ele nunca dizem se o feto tem, ou não, o direito à vida. Esta é uma falha grave pela seguinte razão: se o argumento das feministas fosse, simplesmente, o de que "o corpo é da mulher, a mulher é que sabe o que há de fazer com ele", então isso implicaria que seria moralmente permissível abortar até no nono mês. Afinal, no nono mês a criança ainda está no ventre da mãe. As feministas podem agora aceitar esta conclusão, ou rejeitá-la. Imaginemos que a aceitam. Nesse caso, ficam com a dificuldade de explicar porque é que não podemos matar uma criança recém-nascida. Afinal, podíamos matá-la dois minutos antes, mas agora já não? Isso parece extremamente arbitrário. Imaginemos agora que as feministas rejeitam a conclusão de que é moralmente permissível abortar no nono mês. Nesse caso, terão de nos dizer a partir de que altura é que o feto, ainda na barriga da mãe, começa a ter o direito à vida. Independentemente de como escolham responder a este problema, uma coisa é certa: ao admitir que não seja moralmente permissível abortar no nono mês, uma feminista terá acabado de abandonar o argumento de que "o corpo é da mulher, a mulher é que sabe o que há de fazer com ele".

Direito à vida a partir de quando?
Sobre o defensor da legalização do aborto recai o fardo de explicar em que altura o feto passa a ter o direito à vida, dado que temos de aceitar que tanto um ser humano adulto como uma criança recém-nascida têm o direito à vida.
Há vários critérios propostos na bibliografia: concepção; implantação; forma humana; aceleração; atividade cerebral inicial; atividade organizada do córtex cerebral; e viabilidade.
Concepção
A fertilização é um processo gradual que demora cerca de 20 horas.
Implantação
A implantação é a altura em que aquilo que virá a ser o feto se "agarra" à parede do útero. Isto geralmente acontece seis a oito dias após a fertilização
Forma humana
O feto começa adquirir forma humana por volta das seis a oito semanas.
Aceleração
Normalmente, a mãe começa a aperceber-se dos movimentos do feto por volta das 16/17 semanas após a fertilização.
Atividade cerebral inicial
Na maior parte dos casos, o feto começa a revelar indícios de atividade cerebral entre as seis e as dez semanas.
Atividade organizada do córtex cerebral
De acordo com uma estimativa conservadora, o feto começa a ter atividade organizada do córtex cerebral algures entre as 25 semanas e as 32 semanas.
Viabilidade
Diz-se que um feto se torna viável quando pode sobreviver fora da barriga da mãe (ainda que com recurso a cuidados médicos), o que acontecerá algures entre as 20 e as 23 semanas.
De a sua opinião. Em seu comentário me diga a partir de quando o futuro “ser vivo” tem direito a vida (concepção; implantação; forma humana; aceleração; atividade cerebral inicial; atividade organizada do córtex cerebral; e viabilidade).
>>>Sua resposta será discutida daqui a uma semana, participe opine critique.<<<


Texto produzido a partir de:

11 comentários:

  1. o ser humano tem direito a vide desde o momento q ocorre a fecundação, ou seja, ter direito a vida não é só após o nascimento e sim o "momento que ele estar na barriga"

    ResponderExcluir
  2. apartir da fecundação ela já está viva, e penso q não pode sofrer nenhuma agressão aparti desse momento.

    ResponderExcluir
  3. eu sou afavor do aborto em caso e violência sexual, estupro, e risco de morte para a mãe e/ou para o bebê.
    a criança tem vida apartir do momento da fecundação.

    ResponderExcluir
  4. sou contra ao aborto e a favor!
    contra em caso de irresponsabilidade!
    e a favor em caso de estupro, e em risco para mãe ou criança!
    TODOS TEMOS O DIREITO DE VIVER, SEM AGRESSÃO!
    EU DENUNCIO!
    denucie vc também!
    se coloque no lugar de criança q a mãe tentou abortar e não consiguiu e nascer com sequelas!

    ResponderExcluir
  5. a vida?
    aparti da fecundação!
    contra ou afavor?
    totalmente contra!

    ResponderExcluir
  6. sou contra a legalização esse passo iria apenas causar mais polemica.
    creio que é apartir da atividade organizada do córtex cerebral pois é apartir dai que o "bebe" passa a pensar a raciocinar.

    ResponderExcluir
  7. Acho que as mulheres que engravidam e não querem seus filhos deveriam pelo menos levar para adoção, tem tantas famílias que passam anos e anos em uma fila de espera para adotar uma criança. Sou a favor sim do aborto em caso de estrupo, ou em casos em que a mãe quando a criança nascer vai jogá-la dentro de uma lata de lixo ou dentro de um rio, pois axo que a criança irá sofrer mais. Lysya Gabriela.

    ResponderExcluir
  8. Pra mim, o aborto passa a ser crime quando a mãe tem condições normais de dar assistência a um filho, no caso de gravides indesejada. Mas quando se fala de estupro, o abortonão seria assim um grime doloso. [Amanda Rodrigues - EMTE-2]

    ResponderExcluir
  9. É,em casos de estupros,num sei..mais deve-se repensar sobre isso.Cada caso é um caso ..EMTE-2

    ResponderExcluir
  10. Toda criança tem o direito a vida !

    O corpo pode ser da mãe, mas a vida vai ser da criança e não se pode tirar dela !

    Porém, em casos de estrupo... Acredito que possa até ser necessário !

    Mas ... CONTRA O ABORTO !

    ResponderExcluir